sábado, 1 de dezembro de 2012
Projeto: CIRANDA DA LITURA
1- Identificação:
Nome do Projeto: Ciranda da Leitura
Local: Escola Municipal João Batista Filho
População Atingida: Alunos do 3° ano Turma “A”.
Duração: 20 dias .
Culminância: No dia 1° com um sarau de leitura
2- Justificativa
Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio das habilidades exigidas no 3° ano propondo um incentivo a leitura.
Diante da notória dificuldade que os alunos do 3° ano estão enfrentando no inicio do ano que serão propostas as seguintes metodologias.
3- Objetivos
Despertar e incentivar o gosto pela leitura.
Aproximar o aluno do mundo da leitura compreendendo sua importância para o dia-dia escolar e secular.
Compreender que para escrever e necessário ler.
Enriquecer o vocabulário.
Auxiliar o aluno no processo de constituição de sua identidade na formação de valores próprio.
Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes
4-Metodologia
E para que seja descoberto este prazer, usaremos diversas atividades e obra de variados autores
Atividade Descrição
Jornada Literária Em uma caixinha confeccionada em formato de um baú será entregue quatro livros, para ser trabalhados um por semana. As caixinhas serão entregues na apresentação do projeto na Biblioteca da Escola com refrigerante e pipoca e balão como uma grande festa.Será trabalhado da seguinte maneira;
1. Leitura silenciosa no inicio da aula.
2. Leitura coletiva, toda turma, por fila e por grupos.
3. Copia do Livro
4. Interpretação oral e escrita.
5. Produção Escrita.
Voluntário da Leitura As fichas de leitura com silabas simples serão no caderno do Para Casa. Será trabalhado da seguinte maneira;
1. Coladas em seqüência para leitura e copia.
2. Com o auxilio da professora de apoio da escola será tomada a leitura todos os dias e só receberá nova ficha o aluno que se sair ótimo na leitura.
3. A leitura será avaliada em;
Regular – o aluno levara a mesma ficha.
Bom – o aluno levara outra ficha mas no dia seguinte terá que ler as duas fichas.
Ótimo – uma nova ficha.
Recreio Literário Os alunos se organizaram em grupos conforme suas vontades e distribuir alguns objetos de leitura para brincar na hora do recreio.
1. Um pequeno grupo ficará na Biblioteca da Escola sobre monitoramento da professora.
2. Maleta da Leitura, uma malinha com vários livros.
3. Lata de Leitura, uma latinha com vários textos.
4. Caixinha da leitura com varias palavrinhas.5.
Hora do conto Neste mês o gênero literário da matriz de habilidade e conto de Fadas. Será trabalhado da seguinte maneira;
1. Montado um varal de leitura só com contos.
2. Ao formar a fila para ir ao banheiro cada aluno passara pelo varal e pegara um texto para fazer a leitura enquanto espera na fila. Enquanto aluno vai ao banheiro e toma água a professora segura seu texto.
3. Ao formar a fila para ir buscar o lanche deve se proceder da mesma forma, o aluno entregara o texto para a professora ao pegar o lanche.
Sarau Literário Acontecerá na culminância onde cada aluno contará ou lera a historia de sua preferência.
Parada Literária Acontecerá no dia da culminância onde dedicaremos as quatro horas de aula somente a leitura.
1. Acolhida: Caça ao tesouro, colar debaixo da cadeira um bilhetinho em seguida os alunos terão seguir as pistas para chegarem ao tesouro.
2. Curtindo a leitura; No Laboratório fazer uma leitura no projetor de slide.
3. Desenvolvimento: Sarau de leitura.
4. Revisão do dia: Leitura coletiva dos 10 mandamentos da leitura elaborado pela Adriana ou Dona Marlene.
5. Para Casa: Uma cartinha da Tia Renatinha
5- Cronograma
DIA ATIVIDADE
06/02/2012 Apresentação do projeto:
• “JORNADA DA LEITURA
• RECREIO LITERARIO
• HORA DO CONTO
07/02/2012 Inicio do “VOLUNTARIO DA LEITURA”
02/03/2012 SARAU LITERARIO
PARADA LITERARIA
6- Avaliação
Será realizada a avaliação da leitura do aluno para a professora, que estabelecera critérios e os divulgara aos alunos, a fim de monitorar os avanços e os resultados do projeto.
Para as habilidades do 3° ano sejam alcançadas ao longo do ano algumas atividades são sugeridas pelo http://www.unicef.org/brazil/pt/bau_de_leitura.pdf .
1. Conheça o acervo de livros de sua escola e do Baú;
2. Leia e releia o maior número de livros desses acervos;
3. Escolha os livros adequados para a faixa etária de
seus alunos/as;
4. Em sala, antes de ler, mostre a capa, comente sobre o
conteúdo e o autor/a;
5. Estimule conversas sobre os temas dos livros, por
exemplo: sonhos, lendas, superstições, natureza etc.;
6. Planeje um tempo de leitura – pode ser entre duas
a cinco vezes por semana, usando, no mínimo, 40
minutos;
7. Organize, com os alunos/as, um espaço lúdico, bonito,
informal. Enfeite com desenhos, textos produzidos
em sala e muitas cores. Pense também no melhor
modo de sentar, incluindo esteiras ou almofadas para
estimular rodas de conversas e a leitura concentrada;
8. Leia para/com sua classe. Escolha bem os textos e,
se achar necessário, ensaie a leitura. Observe o ritmo
e a altura da voz, de modo a manter o interesse com
mudanças de entonação, de ritmo da voz etc.;
9. Se possível, dramatize a leitura, enfatizando as
expressões, os modos de dizer dos personagens;
10. Faça leitura coletiva, um lendo para os demais. Construa
com a classe a agenda de leitura e, a cada dia, reforce
o compromisso, pergunte sobre como cada um está
exercitando, procurando resolver as dificuldades com as
palavras, a voz ou outros elementos;
11. Alterne a leitura coletiva com a leitura individual,
silenciosa. Poderá estimular atividades para que a
classe comente o que ouviu ou leu. Converse sobre
preferências,personagens/autores ou pontos de vista.
Tudo para incentivar o clima de aprendizagem e gosto
pela leitura;
12. Estimule outras atividades relacionadas à leitura.
Estudo de textos literários como mitos, fábulas, poesias
e as composições da classe;
13. Organize visitas à biblioteca. Caso o município não
possua, visite um município próximo. Indique como usar
o acervo e a responsabilidade pelo manuseio e modos
de empréstimo;10
14. Promova visita dos pais ao espaço do Baú de Leitura,
incluindo a participação deles nas atividades de
dramatização ou leitura coletiva;
Professora Renatinha
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